CTCAN
CTCAN
PUBLICADO EM:
02/04/2020

CTCAN mantém pioneirismo e conquista nível 2 de Acreditação da ONA 

Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN) de Passo Fundo é a primeira instituição de saúde da região Norte a elevar a Acreditação da ONA

Foto: Divulgação
O CTCAN é uma clínica especializada no atendimento integral ao paciente com câncer e seus familiares e é composta por equipe multiprofissional e interdisciplinar

Após ser a primeira a primeira clínica oncológica do interior do Rio Grande do Sul (RS) e a primeira instituição de saúde do Norte do Estado a receber a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) em 2018, o Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN) de Passo Fundo também é pioneiro na conquista a Acreditação Plena – nível 2 em 2020. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.
A Acreditação da ONA é a mais importante certificação no setor da saúde existente no país. O processo de acreditação é pautado por três princípios fundamentais: é voluntário, feito por escolha da instituição de saúde; é periódico, com validade pré-determinada e reavaliação durante o período de validade; é reservado, ou seja, as informações coletadas em cada instituição de saúde não são divulgadas.
Para elevar o nível de Acreditação, o CTCAN precisou atingir os padrões da ONA de qualidade, segurança e gestão integrada. “Para nosso time de médicos e todos outros profissionais envolvidos na atenção ao paciente, essa conquista significa reconhecimento e segurança em nossos procedimentos e resultados obtidos, além da satisfação pessoal de cada um de nós”, afirma o responsável técnico e oncologista clínico do CTCAN, Dr. Alvaro Machado.
A avaliação é feita por empresas Acreditadoras Credenciadas pela ONA, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação. A certificação pode ocorrer em três níveis: Acreditado (Nível 1), Acreditado Pleno (Nível 2) e Acreditado com Excelência (Nível 3). O próximo passo do CTCAN é conquistar o Nível 3 de Acreditação. “A elevação do nível de Acreditação representa o reconhecimento à qualidade e segurança do trabalho desenvolvido por toda equipe CTCAN e dos investimentos em infraestrutura, treinamento, atualização e tecnologia. Continuamos inovando e, no quesito ‘certificação’ despontamos como a primeira instituição de saúde a conquistar Nível 1 e, agora, também a primeira a ser reconhecida em Nível 2. É estímulo para melhorarmos ainda mais”, declara Machado.
O CTCAN integra o polo médico de Passo Fundo e surgiu em 2013. É uma clínica especializada no atendimento integral ao paciente com câncer e seus familiares. A equipe multiprofissional e interdisciplinar é constituída de médicos (oncologistas, geneticista e especialista em dor e acupuntura), dentista, enfermeiras, farmacêutica, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, nutricionistas e psicóloga. “Nosso objetivo é o melhor para nossos pacientes e, por isso, trilharmos um caminho de qualidade e segurança para eles. A ONA é a ferramenta para certificação de que estamos neste caminho. Com ela, podemos não apenas confirmar nossos sucessos, mas identificar onde devemos melhorar e como fazer isso. Nossa determinação é seguir em frente”, garante o responsável técnico e oncologista clínico do CTCAN.
Acreditação Plena, assegura aos usuários (paciente/familiares/colaboradores) do CTCAN a excelência na qualidade da assistência à saúde. “Oferecer um serviço de qualidade e garantir segurança aos pacientes são os principais objetivos do CTCAN. A busca por selos de qualidade é um movimento crescente nas instituições de saúde. Para nós não se trata apenas da conquista de um certificado, mas do compromisso em mostrar o comprometimento e transparência quanto à qualidade dos serviços oferecidos, transmitindo maior confiança aos pacientes, seus familiares, colaboradores e operadoras de saúde”, enfatizou o administrador do CTCAN, Cássio Roberto Gonçalves.
Sobre a ONA
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. A metodologia é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. O objetivo da ONA é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no Brasil.
Assessoria de Imprensa CTCAN