CTCAN
CTCAN
PUBLICADO EM:
29/12/2020

CTCAN inovando traz à Passo Fundo e região a touca térmica

Touca gelada é uma das grandes inovações na área oncológica e novidade na região Norte do Rio Grande do Sul

Passo Fundo e região contam com uma novidade na área da oncologia. O Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN) mais uma vez é pioneiro e passa a oferecer a touca hipotérmica, conhecida como “touca gelada”, um sistema de resfriamento do couro cabeludo para minimizar a queda de cabelos durante o tratamento quimioterápico. Isso possibilita a preservação de cabelos com resultado estético e reforço da autoestima

A quimioterapia afeta todas as células, não apenas as cancerígenas. As células saudáveis que estão em fase de proliferação, como o cabelo, são preferencialmente atingidas, ocasionando a queda no decorrer do tratamento. “A touca térmica é uma alternativa para minimizar esse efeito e contribuir para a autoestima e bem-estar do paciente”, destaca o diretor do CTCAN, o oncologista Dr. Alvaro Machado.

O sistema Capelli de resfriamento do couro cabeludo, da empresa Fabinject, funciona com temperaturas muito baixas (até 40º negativos), por meio de uma touca térmica, na qual circula o ar extremamente frio. “A temperatura muito baixa causa forte vasoconstrição no couro cabeludo, diminuindo a circulação do sangue e das medicações quimioterápicas nesta região, preservando o folículo capilar e os fios de cabelo”, explica o oncologista.

A técnica utiliza, basicamente, uma touca rígida Capelli, feita em plástico de engenharia ABS e revestida de espuma térmica de células fechadas, que é acoplada com uma mangueira condutora ao equipamento de ar extremamente frio, chamado Freddo.

Indicações

São diferentes tamanhos de touca para adaptação perfeita a cada paciente. O dispositivo é usado durante cada sessão de quimioterapia, com cuidados com o cabelo pré e pós-utilização. A indicação não é para todos os pacientes em tratamento quimioterápico. Alguns tipos de esquemas de quimioterapia têm baixas taxas de sucesso. A avaliação é feita pelo oncologista. “A touca hipotérmica é indicada para diagnósticos e tratamentos quimioterápicos específicos, sendo necessário uma rigorosa seleção de quem pode se beneficiar do procedimento”, ressalta Machado.

 

– Sobre o CTCAN

O Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN) de Passo Fundo é pioneiro na conquista a Acreditação Plena – nível 2 em 2020 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.

É uma clínica especializada no atendimento integral ao paciente com câncer e seus familiares. Sua estrutura física, distribuída em quase 500 m² de área, é especialmente projetada para segurança e conforto do paciente, aliada à melhor tecnologia. A equipe multiprofissional e interdisciplinar é constituída de médicos, enfermeiras, farmacêutica, fonoaudióloga, nutricionistas, fisioterapeutas, psicóloga e dentista. Está localizada no polo médico de Passo Fundo/RS.

 

Assessoria de Imprensa CTCAN – Jornalista Natália Fávero